Páginas

quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Top 20 "As 20 doenças que mais matam no Brasil."


Doenças hipertensivas

Mortes em 2010: 45.054

Doenças hipertensivas são doenças ligadas á pressão arterial, com a famosa "pressão alta" sendo a mais comum. Pode causar AVC´s, aneurismas e enfartes.




Bronquite, enfisema, asma

Mortes em 2010: 40.608
O grupo de doenças respiratórias é conhecido mundo afora. Com características específicas distintas, as doenças dificultam a respiração e podem ser causadas (ou pioradas) por fumo e poluição.


Insuficiência cardíaca

Mortes em 2010: 27.544
O coração é um músculo formado por duas metades, a direita e a esquerda. Quando uma dessas cavidades falha como bomba, não sendo capaz de enviar adiante todo o sangue que recebe, falamos que há insuficiência cardíaca.
A Insuficiência Cardíaca (IC) não é uma doença do coração por si só. É uma incapacidade do coração efetuar as suas funções de forma adequada como conseqüência de outras enfermidades, do próprio coração ou de outros órgãos.


 Câncer de pulmão

Mortes em 2010: 21.779
Câncer de pulmão é um dos tumores malignos mais comuns. A doença pode ser de dois tipos diferentes: o de pequenas células e o de não pequenas células (o tipo mais frequente).
O tabagismo é o principal fator de risco para o câncer de pulmão e é responsável por 90% dos casos. O câncer pulmonar primário é raro em não fumantes.
Entre os outros fatores que devem ser considerados estão a exposição a certos agentes químicos (asbesto, arsênico), a metais pesados (níquel, cromo), os fatores genéticos, a presença de doença obstrutiva crônica, como enfisema pulmonar e bronquite, e história familiar de câncer de pulmão.

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Top 20 "As 20 doenças que mais matam no Brasil."


                              
                                            Cirrose e doenças crônicas fígado
                                                  Mortes em 2010: 19.345
Cirrose é uma doença crônica do fígado que se caracteriza por fibrose e formação de nódulos que bloqueiam a circulação sanguínea. Pode ser causada por infecções ou inflamação crônica dessa glândula. A cirrose faz com que o fígado produza tecido de cicatrização no lugar das células saudáveis que morrem. Com isso, ele deixa de desempenhar suas funções normais como produzir bile (um agente emulsificador de gorduras), auxiliar na manutenção dos níveis normais de açúcar no sangue, produzir proteínas, metabolizar o colesterol, o álcool e alguns medicamentos, entre outras.
A cirrose é mais comum em homens acima dos 45 anos, mas pode acometer também as mulheres.




Câncer de estômago

Mortes em 2010: 13.402
O câncer gástrico é um tipo de câncer que começa no estômago.
Os tumores do estômago se apresentam, predominantemente, na forma de três tipos histológicos: adenocarcinoma (responsável por 95% dos tumores), linfoma, diagnosticado em cerca de 3% dos casos, e leiomiossarcoma, iniciado em tecidos que dão origem aos músculos e aos ossos.



Miocardiopatias

Mortes em 2010: 13.402
Quer dizer doença do músculo do coração é a deterioração da função do miocárdio ( o músculo do coração) por alguma razão. Pessoas com miocardiopatia estão sempre sofrendo o risco de uma arritmia ou morte cardíaca súbita ou ambos.



Septicemia
Mortes em 2010: 12.983
Septicemia ou sepse é uma infecção geral grave do organismo. A doença é tratada com antibióticos, mas pode causar danos especialmente em pacientes com a saúde já debilitada.




terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Top 20 "As 20 doenças que mais matam no Brasil."


Câncer de mama

Mortes em 2010: 12.853
Câncer mais comum em mulheres, o tumor de mama pode ser diagnosticado ainda em seus estágios iniciais através da mamografia. No Brasil, as taxas de mortalidade por câncer de mama continuam elevadas, muito provavelmente porque a doença ainda é diagnosticada em estádios avançados.   
É muito importante fazermos o auto-exame da mama!


Câncer de próstata

Mortes em 2010: 12.778
O câncer de próstata é o mais comum em homens e também pode ser diagnosticado em seus estágios iniciais. Mais do que qualquer outro tipo, é considerado um câncer da terceira idade, já que cerca de três quartos dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos.

Aids

Mortes em 2010: 12.151
É uma doença que ataca o sistema imunológico devido à destruição dos glóbulos brancos (linfócitos T CD4+). A Aids é considerada um dos maiores problemas da atualidade ela diminui as defesas do corpo e deixa os pacientes mais suscetíveis à infecções oportunistas e tumores.

                                                          Insuficiência renal
                                                    Mortes em 2010: 11.552
A falência do rim, órgão responsável por filtrar o sangue, impede a produção de hormônios para reabsorver as substâncias necessárias ao corpo. O paciente pode chegar a precisar de diálises frequentes ou até de um transplante.

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Top 20 "As 20 doenças que mais matam no Brasil."

Olá galera irei falar pra vocês sobre as 20 doenças que mais matam no Brasil, dividir o Top 20 em 5 posts cada dia vou falar de 4 doenças.


Câncer de cólon
Mortes em 2010: 8.385

O câncer colorretal é um dos mais frequentes e está usualmente associada ao sedentarismo, obesidade, tabagismo, histórico familiar e predisposição genética. Também são considerados fatores de risco as dietas ricas em carnes vermelhas e pobres em fibras.



 Câncer de fígado
Mortes em 2010: 7.721


O câncer de fígado é dividido em duas categorias: o primário do fígado e o secundário, ou metastático (originado em outro órgão e que atinge também o fígado). O termo "primário do fígado" é usado nos tumores originados no fígado, como o hepatocarcinoma ou carcinoma hepatocelular.

Apesar de não estar entre as neoplasias mais prevalentes, o câncer hepatobiliar requer alta complexidade no seu diagnóstico e proficiência no tratamento.




                                                             Câncer de esôfago 

                                                         Mortes em 2010: 7.645
O câncer esofágico é um tumor maligno do esôfago, o tubo muscular que movimenta o alimento da boca para o estômago.
Esse tipo de câncer geralmente leva à dificuldade em engolir e dor na região da garganta. Tumores pequenos são retirados com cirurgias, mas tumores maiores só podem ser tratados com radio ou quimioterapia. Fatores de risco incluem a associação de tabagismo e álcool.




Câncer de pâncreas

Mortes em 2010: 7.440

O pâncreas é uma glândula do aparelho digestivo, localizada na parte superior do abdome e atrás do estômago. É responsável pela produção de enzimas, que atuam na digestão dos alimentos, e pela insulina - hormônio responsável pela diminuição do nível de glicose (açúcar) no sangue. É dividido em três partes: a cabeça (lado direito); o corpo (seção central) e a cauda (lado esquerdo). A maior parte dos casos de câncer de pâncreas localiza-se na região da cabeça do órgão. O câncer de pâncreas é raro antes dos 30 anos de idade, sendo mais comum a partir dos 60 anos.


sábado, 26 de janeiro de 2013

Cultivando neurônios




O professor Minrui Yu, e sua equipe, da Universidade de Wisconsin em Madison, conseguiram fazer células nervosas de ratos se ligarem umas às outras em uma rede de pequenos tubos de semicondutores. O experimento utilizou pequenos tubos de diferentes tamanhos feitos de semicondutores como silício e germânio. Esses objetos eram suficientemente pequenos para que os dendritos (prolongamentos do neurônio) de uma célula nervosa passassem através deles, porém não eram grandes o bastante para que o corpo da célula coubesse inteiro nele. Em seguida os tubos foram recobertos com células nervosas de ratos. Foi então observado que as células começaram a enviar seus dendritos através dos túneis de semicondutores, como que procurando caminhos. Os dendritos percorreram trechos sinuosos projetados pelos pesquisadores para conseguir “encostar” em seus vizinhos. Ou seja, os pesquisadores determinaram o caminho a ser seguido.
Sabemos que células nervosas têm intrinsecamente, um sistema de busca, que as faz procurar uma outra para, fisicamente, se ligar a ela; entretanto, não se sabe como se dá esse mecanismo. O passo seguinte deste estudo pretende responder a essa pergunta e também observar se as células, que agora formam uma estrutura híbrida com os semicondutores, se comunicam de forma normal entre si. Para tanto, os pesquisadores deverão instalar dispositivos elétricos para gravar a comunicação entre elas. Este pode ser o primeiro passo para um mecanismo capaz de reconectar terminações nervosas interrompidas, pois o que se espera é que os resultados da pesquisa ajudem a achar uma forma de fazer com que alguma espécie de componente elétrico ajude a restabelecer conexões interrompidas em células nervosas, como, por exemplo, em pessoas que tiveram secção da medula. 

Este estudo foi publicado pela Academia Americana de Química em seu jornal ACS Nano.

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Exame de sangue NIPT detectar Down* em feto apartir de 2 meses.






Acaba de chegar ao Brasil um novo exame de sangue que diagnostica a Síndrome de Down e outras doenças genéticas no feto. O teste pode ser realizado a partir da nona semana de gestação e o resultado demora cerca de 10 dias — tempo de envio da amostra até os Estados Unidos, pois a análise não é realizada no Brasil.
Chamado de NIPT – PanoramaTM, o teste é feito por meio de uma pequena amostra de sangue da gestante. Além de saber o sexo do feto, é possível conseguir informações muito precisas das principais doenças cromossômicas, como Síndrome de Down, Síndrome de Patau, Síndrome de Edwards, Síndrome de Klinefelter e Monossomia do X.
Se o resultado for positivo, o casal terá tempo para se preparar, se informar sobre a doença e criar um ambiente ideal para receber a criança. É importante que fique claro, neste momento, que a interrupção da gravidez é proibida pela lei brasileira e pela ética.

E ai gostaram da novidade??

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Socializando é o prazer da nossa profissão.


Turma de Ciências Biológica- Uneb Alagoinhas.
Aqui no blog!


“Quando o homem aprender a respeitar até o menor ser da criação, seja animal ou vegetal, ninguém precisará ensiná-lo a amar seu semelhante.” Albert Schwweitzer (Nobel da Paz - 1952).

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Entrevistando Gregório Leal sobre Dislexia


Olá galera hoje estamos com mais uma novidade, uma entrevista muito especial com um acadêmico e amigo Gregório Leal que está cursando Biomedicina em uma Instituição Federal e que tem um grande exemplo de vida para nós uma pessoa disléxica que não deixou obstáculo impedi-lo de prosseguir.Vamos conferir?

Qual o seu nome?

Gregório Leal da Silva

O que é dislexia?

É dificuldade no aprendizado se ocorre algumas vezes devido a um distúrbio chamado DISLEXIA, embora o nome pareça com anorexia, não tem nada a ver.
A dislexia é basicamente um distúrbio ou transtorno de aprendizagem na área da leitura, escrita e soletração, a dislexia é o distúrbio de maior incidência nas salas de aula.
Ao contrário do que muitos pensam a dislexia não é o resultado de má alfabetização, desatenção, desmotivação, condição sócio-econômica ou baixa inteligência. Ela tem sido vista como uma condição hereditária

Como você descobriu que tinha dislexia?

Aos 10 anos de idade quanto minha professora de português viu que eu tinha dificuldade em defini os sons das letras, trocava o S pelo Ç, o D pelo T e isso complicava muito os meus estudo já na 6ª serie do ensino fundamental.

Como seus pais lidavam com você antes de saberem que você era disléxico?

Bom no começo eles pensavam ser uma doença e me afastaram da escola começaram a pagar professores particulares, mas depois foram vendo que não se tratava de uma doença e sim que era algo que eu podia mudar através da leitura de livros, foi então que eles começaram a comprar livros e eu comecei a ler eles um por um.

Você já passou por preconceito? Algum dele te marcou? Qual?

Sim. Vários muitos amigos na escola me tratavam como um louco ou um doente mental, ninguém queria ficar do lado de uma pessoa com dislexia, isso fez com que eu viesse à deixa os estudo de lado já na 8ª serie, e fiquei sem estudar por 5 anos.

 Você enfrentou dificuldade para entrar na faculdade?

Sim. Pois como já havia 5 anos sem estudar acabei fazendo um supletivo da 7ª e 8ª serie depois fiz o Enem para terminar todo o ensino médio, e não tinha muito conhecimento de como era uma prova para vestibular, a dificuldade estava em mim mesmo e esse e o pior erro que cometemos achar que não podemos, na verdade esse é o pior preconceito quando temos preconceito com nós mesmos, depois de ter tentado 2 vezes acabei entrado para faculdade de biomedicina.

Como está sendo para você na faculdade? Como você lidar?

Ótimo é bom quando damos a voltar por cima e mostramos o nosso potencial, estar aprendendo novas coisas, o curso que faço é biomedicina e estou começando agora e sempre gostei de biologia e não errei na escolha biomedicina é tudo de bom.




 Deixe-nos uma frase que faz parte da sua vida.

Uma frase que sempre digo para os meus amigos “É que se quisermos vence na vida temos que vencer a nós mesmo caso contrario sempre seremos escravos de nossos medos”, se você tem dislexia não desista dos seus sonhos lute persevere vá até o fim e se você conhece alguém com dislexia não a julgue porem ajude e mostre que ela pode, eu sou prova disso lutei e perseverei hoje estou aqui como acadêmico de biomedicina e em breve serei um Biomédico.


Deixo aqui algumas dicas de leitura e filmes sobre dislexia:
Filmes: Somos Todos Diferentes (Como Estrelas Na Terra-Toda Criança É Especial)
Livro: Dislexia e Outros Distúrbios da Leitura/Nem Sempre É O Que Parece





domingo, 20 de janeiro de 2013

HIV 'se volta contra si mesmo'

Proteína modificada pode fazer com que vírus fique latente, diz pesquisador Australiano.
Testes com animais devem começar este ano, mas terapia pode demorar.
O cientista David Harrich, do Instituto de Pesquisa Médica de Queensland, disse ter conseguido modificar uma proteína no HIV, que passou a funcionar como inibidor da replicação do vírus. Segundo o autor, essa descoberta pode ser um grande avanço em direção à cura da doença.
"Nunca vi nada igual. A proteína modificada funciona sempre", afirmou Harrich. "Se esse estudo se mantiver firme em seu caminho, tendo em mente que há muitos obstáculos a superar, estamos olhando para a cura da Aids", completou.
O pesquisador explicou que a proteína modificada, que ele batizou de "Nullbasic", demonstrou ter uma habilidade "notável" para conter o crescimento do HIV em laboratório e pode ter implicações animadoras tanto em conter a Aids quanto em tratar os soropositivos.
"O vírus poderia infectar uma célula, mas não se disseminaria", disse Harrich. "A pessoa ainda estaria infectada com o HIV – não se trata de uma cura para o vírus –, mas ele permaneceria latente, não despertaria. Portanto, o paciente não desenvolveria a Aids", acrescentou.
"Com um tratamento como esse, seria possível manter o sistema imunológico saudável", destacou.
Se for comprovada, a terapia genética Nullbasic poderia interromper indefinidamente a escalada do HIV para a Aids, pondo um fim à letalidade da doença. Além disso, segundo Harrich, o potencial de uma única proteína ser tão eficaz para combater a Aids representaria o fim de terapias caras com múltiplos medicamentos, o que significaria uma qualidade de vida melhor e custos menores para as pessoas e os governos.
Testes dessa proteína em animais estão previstos para começar este ano, mas ainda deve levar alguns anos para que se desenvolva um tratamento a partir dela.

Adaptado do site G1 



sábado, 19 de janeiro de 2013

Qual a diferença entre Vacina e Soro?


Semana passada na aula de Imunologia estávamos estudando sobre imunidade inata e a adquirida, na aula observei a dúvida que existia entre vacina e soro, casos relatado pelas meninas na sala da confusão do povo trocar soro por vacina e vacina por soro, mas há uma grande diferença entre os dois. Vamos saber quais são?

Vacina:

 São substâncias químicas inoculadas nas pessoas para prevenir doenças. Elas são compostas por microorganismos, como bactérias ou vírus enfraquecidos de alguma forma. Quando aplicadas, produzem uma resposta imunológica primária que consiste na produção de anticorpos e numa memória imunológica desses antígenos.
Numa segunda vez em que esses antígenos penetrarem no corpo, haverá uma resposta imunológica secundária mais ampla, com uma quantidade maior de anticorpos num período de tempo mais curto. Por isso, muitas vezes a pessoa não chega nem a apresentar os sintomas da doença.
Ex: Vacina contra febre amarela, contra caxumba, sarampo e outras.

Soro:

         Por sua vez, são anticorpos prontos, produzidos num laboratório, que são inoculados na pessoa como uma defesa exterior para eliminar antígenos que já estão no seu corpo. “Ele não cria memória imunológica no corpo.”  
Ex: Anticrotálico para acidentes com cascavel e anfi-rábico para o tratamento da raiva, entre outros.

Agora ficou fácil a compreensão? Se estive mais alguma dúvida envie para nós.





sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Cinco motivos para beber água.




Você tem preguiça de levantar diversas vezes ao dia para beber água? Acha que não serve para nada? Saiba que manter uma garrafinha por perto pode fazer muito pela sua saúde, beleza e até o humor! A seguir, veja cinco ótimos motivos para beber água regularmente: 

1- Reduz infecções 
 A água presente no sangue facilita o transporte de minerais como o ferro, que é muito importante para fortalecer as defesas do nosso organismo.

2- Ajuda a emagrecer  A água é essencial no processo de emagrecimento. “O consumo regular e diário ajuda na eliminação de toxinas através da urina e das fezes, permitindo que o organismo equilibre suas funções. Além disso, o organismo pode confundir fome com sede. Quando sentir aquela“ fominha” no meio da tarde, beba um copo de água antes de comer, assim você se sentirá saciada por mais tempo”. 


3- Facilita a digestão

 A água ajuda a formar enzimas que promovem reações químicas no organismo. Ela também forma o suco gástrico e a saliva, que auxilia na digestão.


 4- Evita inchaço e retenção de líquidos Se você costuma se sentir inchado, beber água deveria ser um hábito para você como o de tomar banho e escovar os dentes. Estudo comprova que beber os dois litros necessários de água por dia, evita que o organismo retenha sódio e até previne celulites.
 

5- Previne problemas nos rins Quanto menos água seu organismo ingere maiores são os riscos do seu organismo adquirir substâncias que, acumuladas, causam o cálculo renal. A água também ajuda a hidratar as fezes e eliminar as toxinas ruins através da urina.


quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Anemia: Mitos x Verdade





A Anemia é a diminuição de hemoglobina no organismo, uma proteína localizada dentro dos glóbulos vermelhos do sangue, que possui o ferro responsável por levar oxigênio aos tecidos. 
A anemia é a desordem mais comum do sangue. Há vários tipos de anemia, produzidos por uma variedade de causas. A anemia é classificada pelo tamanho da célula vermelha sanguínea: diminuída (microcítica), normal (normocítica) ou aumentada (macrocítica ou megaloblástica). 

1-      Anemia é sempre sinal de alimentação? MITO
A principal causa da anemia em crianças é a desnutrição. Mas há também outros fatores como: doenças parasitárias e em adulto a principal causa a perda de sangue.

2-       Beterraba tem muito ferro. MITO  
Essa idéia aparece, provavelmente, por ela ser vermelha, da cor do sangue. Mas sua quantidade de ferro é muito, muito, muito pequena 

3-      A anemia pode ter origem genética? VERDADE
O tipo mais comum é anemia falciforme. Quem tem a doença, nasce com um defeito nos genes responsáveis pela produção de hemoglobina. Assim os glóbulos vermelhos destroem mais rápido e o corpo não consegue repor essa falta.

4-      Anemia mal tratada pode torna-se leucemia? MITO
A leucemia causa anemia porque a medula óssea não produzirá corretamente os glóbulos vermelhos, brancos e plaquetas.

5-      Anemia pode dar vontade de comer terra? VERDADE
Esta vontade é chamada de geofagia, este sintoma é bastante comum, isso ocorre porque o nosso organismo necessita uma melhora na nutrição no corpo, outras queixas é a prevenção do apetite, ou seja, você sente vontade de comer coisas inusitadas como arroz e gelo.
6-      Diabetes pode causar anemia? VERDADE
Alguns tipos de anemia podem sim, serem causados por doenças crônicas, como o caso da diabetes e também dos distúrbios da tireoide.

E ai gostaram?


quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Técnica permite diagnosticar alergia alimentar em 15 minutos





Pesquisadores da Universitat de València, na Espanha, desenvolveram um sistema baseado em biossensores fotônicos para o diagnóstico rápido de alergias alimentares.
O projeto consiste em um instrumento de baixo custo que, em 15 minutos, e a partir de uma única gota de sangue, para realizar testes de alergia para centenas de alimentos simultaneamente e sem risco para os pacientes.
Atualmente, os testes de alergia mais comuns são caros e, especialmente traumáticos para as crianças, bem como trazem um risco de reações adversas. Além do projeto, a ideia é ser capaz de colocar um instrumento de diagnóstico de alergia alimentar que é rápido, eficaz e seguro em consultórios de pediatra, para que os médicos possam testar durante os primeiros anos de vida. “A tecnologia integrada, por um lado permite a análise de apenas uma gota de sangue e por outro fornecer muito mais informações para um diagnóstico mais preciso”, afirma o pesquisador Daniel Hill.
O projeto emprega um sistema de alta tecnologia de biossensores orientados para o reconhecimento de biomoléculas sintomáticas de reações alérgicas aos alimentos.
Segundo Hill, o instrumento estará pronto para começar os testes clínicos com pacientes de junho, e os ensaios serão realizados na Alemanha. "De acordo com os nossos cálculos, a partir dos bioensaios utilizando amostras de moléculas não humanas, o protótipo final será capaz de detectar até dez alergias alimentares diferentes. O objetivo, uma vez que o projeto estiver terminado, é a construção de um instrumento comercial capaz de detectar todas as alergias alimentares, ao mesmo tempo, rapidamente, com segurança e com um custo muito baixo", conclui o pesquisador.

Baseado no site ISáude