Páginas

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Entrevistando Gregório Leal sobre Dislexia


Olá galera hoje estamos com mais uma novidade, uma entrevista muito especial com um acadêmico e amigo Gregório Leal que está cursando Biomedicina em uma Instituição Federal e que tem um grande exemplo de vida para nós uma pessoa disléxica que não deixou obstáculo impedi-lo de prosseguir.Vamos conferir?

Qual o seu nome?

Gregório Leal da Silva

O que é dislexia?

É dificuldade no aprendizado se ocorre algumas vezes devido a um distúrbio chamado DISLEXIA, embora o nome pareça com anorexia, não tem nada a ver.
A dislexia é basicamente um distúrbio ou transtorno de aprendizagem na área da leitura, escrita e soletração, a dislexia é o distúrbio de maior incidência nas salas de aula.
Ao contrário do que muitos pensam a dislexia não é o resultado de má alfabetização, desatenção, desmotivação, condição sócio-econômica ou baixa inteligência. Ela tem sido vista como uma condição hereditária

Como você descobriu que tinha dislexia?

Aos 10 anos de idade quanto minha professora de português viu que eu tinha dificuldade em defini os sons das letras, trocava o S pelo Ç, o D pelo T e isso complicava muito os meus estudo já na 6ª serie do ensino fundamental.

Como seus pais lidavam com você antes de saberem que você era disléxico?

Bom no começo eles pensavam ser uma doença e me afastaram da escola começaram a pagar professores particulares, mas depois foram vendo que não se tratava de uma doença e sim que era algo que eu podia mudar através da leitura de livros, foi então que eles começaram a comprar livros e eu comecei a ler eles um por um.

Você já passou por preconceito? Algum dele te marcou? Qual?

Sim. Vários muitos amigos na escola me tratavam como um louco ou um doente mental, ninguém queria ficar do lado de uma pessoa com dislexia, isso fez com que eu viesse à deixa os estudo de lado já na 8ª serie, e fiquei sem estudar por 5 anos.

 Você enfrentou dificuldade para entrar na faculdade?

Sim. Pois como já havia 5 anos sem estudar acabei fazendo um supletivo da 7ª e 8ª serie depois fiz o Enem para terminar todo o ensino médio, e não tinha muito conhecimento de como era uma prova para vestibular, a dificuldade estava em mim mesmo e esse e o pior erro que cometemos achar que não podemos, na verdade esse é o pior preconceito quando temos preconceito com nós mesmos, depois de ter tentado 2 vezes acabei entrado para faculdade de biomedicina.

Como está sendo para você na faculdade? Como você lidar?

Ótimo é bom quando damos a voltar por cima e mostramos o nosso potencial, estar aprendendo novas coisas, o curso que faço é biomedicina e estou começando agora e sempre gostei de biologia e não errei na escolha biomedicina é tudo de bom.




 Deixe-nos uma frase que faz parte da sua vida.

Uma frase que sempre digo para os meus amigos “É que se quisermos vence na vida temos que vencer a nós mesmo caso contrario sempre seremos escravos de nossos medos”, se você tem dislexia não desista dos seus sonhos lute persevere vá até o fim e se você conhece alguém com dislexia não a julgue porem ajude e mostre que ela pode, eu sou prova disso lutei e perseverei hoje estou aqui como acadêmico de biomedicina e em breve serei um Biomédico.


Deixo aqui algumas dicas de leitura e filmes sobre dislexia:
Filmes: Somos Todos Diferentes (Como Estrelas Na Terra-Toda Criança É Especial)
Livro: Dislexia e Outros Distúrbios da Leitura/Nem Sempre É O Que Parece





Nenhum comentário:

Postar um comentário

E ai vamos comentar?