Páginas

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

“Doença do Beijo”



Muito cuidado com vocês que amam curtir o carnaval e aproveitam para beijar várias pessoas em apenas uma noitada.
A Doença do Beijo como é conhecida popularmente é um vírus da mesma família do herpes muitas vezes pode ser confundida com uma simples gripe.
Chamada de mononucleose, a doença transmitida pela saliva pode causar febre e dor na garganta.
É uma doença benigna, mas pessoas que têm leucemia, linfoma ou usam corticóides podem apresentar quadros mais graves.
O beijo é principal forma de transmissão, mas ela pode ser transmitida também por copos e talheres, pois é mais comum com o contato intimo de uma pessoa infectada com outra que não esteja.
Depois de ser contaminado com a mononucleose, o corpo produz anticorpos específicos para se defender da doença. O organismo combate o vírus, mas ele pode ficar no corpo durante muito tempo. Por isso, se o paciente tiver imunidade baixa, os sintomas podem voltar.
A partir do momento em que notar os sintomas, o ideal é procurar um médico. O diagnóstico é clínico, associado a exames de sangue. Para confirmação laboratorial pode-se fazer a sorologia (detecção de anticorpos do tipo IgM e IgG) ou até demonstração do DNA do vírus por técnicas de biologia molecular (usado em casos muito específicos apenas).
Não há um tratamento para a mononucleose, por si só o organismo recupera, o que pode ser feito é apenas um tratamento para aliviar os sintomas em alguns casos que acometem as vias respiratórias usa-se corticóides.

Agora que você já está bem informado seja consciente e se tu for curtir o carnaval, beije pouco pessoas estranhas e beije muito a pessoa que tu ama e conhece muito bem, cuidado com a higienização sempre, use sempre camisinha e se for dirigir não beba, chame um táxi.
Bom feriado e cuide-se sempre! 

Um comentário:

E ai vamos comentar?