Páginas

quinta-feira, 21 de março de 2013

Dia Internacional da Síndrome de Down




Olá galera, o post de hoje é super especial hoje dia 21 de março é o dia Internacional da Síndrome de Down.

A síndrome de Down (SD) é uma alteração genética produzida pela presença de um cromossomo a mais, o par 21, por isso também conhecida como trissomia 21.
O diagnóstico da SD se realiza mediante o estudo cromossômico (cariótipo), através do qual se detecta a presença de um cromossomo 21 a mais. Este tipo de análise foi utilizado pela primeira vez em 1958 por Jerome Lejeune.
Como a SD é uma alteração cromossômica, é possível realizar um diagnóstico pré-natal utilizando diversos exames clínicos, ou o NIPT que é um  exame novo aqui no Brasil.

E eu claro não poderia deixar de falar aqui no blog, gente eu fui voluntária na APAE de Entre Rios por 2 anos e meio há um tempo atrás na época que eu ainda era ginásio e sério eu não só amei como também APRENDI bastante com eles.
A cada um de vocês um grande abraço e lembre-se tenho um carinho imenso não só pelos Down, mas pelos autistas, aos surdos-mudos, aos que tem dificuldade de aprendizado enfim amo todos vocês e acreditem lembro-me de todos. 

2 comentários:

  1. Acho maravilhoso que temos pessoas que se importem com causas tão nobres e se lembrem de pessoas que nem sempre são lembrados.

    ResponderExcluir

E ai vamos comentar?