Páginas

segunda-feira, 26 de outubro de 2015

#Papeando: Porque eu não desisti da Biomedicina

Por que eu não desisti da Biomedicina?

 Thassia Mariane Teodoro
Biomédica, microbiologista, administradora do blog Biomedicina em Ação e Coordenadora de Relações Públicas da Domus Cursos.

Muitas vezes já me perguntaram quanto aos motivos que me levaram a escolher a Biomedicina. Sempre respondi muito empolgada: tenho amor pela ciência, pela saúde, pelo novo. Conto com certo orgulho que desde criança soube que seguiria essa área.
Dizia: vou ser cientista! Cheguei a ganhar alguns tubos de ensaio de tanta insistência, e fazia minhas experiências pra lá de esquisitas. Na adolescência me envolvi com jornalismo e conheci a internet. Depois, decidi que cursaria biomedicina. Juntei o gosto pela escrita e pela comunicação com a biomedicina e ciência. Criei o Biomedicina em Ação para compartilhar o conhecimento que adquiro diariamente.
Depois de formada, me deparei com um mundo (real) da má valorização dos profissionais da saúde. Obviamente, isso sempre foi muito claro na minha cabeça, mas sentir na pele a falta de reconhecimento, sobretudo do biomédico, me fez perceber do que isso de fato se trata.
E as especulações começaram: “se não é valorizado, por que você fez biomedicina?”. E quando fui convidada a escrever aqui no BioLâmina, pensei em justamente falar sobre isso: por que eu não desisto?
Devo ser sincera e dizer que no começo, quando me vi com dificuldade de encontrar emprego, pensei em desistir. Procurei me formar bem, buscando aprimoramentos, para entrar rápido no mercado de trabalho e adquirir a experiência que somente o estágio e a graduação em si não nos oferecem. Não foi tão simples assim. Mas eu não desisti.
Em primeiro lugar, o amor pela ciência e pela saúde fala mais alto todos os dias. Saber que eu sou peça fundamental para um diagnóstico, e que, com bases científicas, consigo entender o que o paciente está passando sem ao menos conhecê-lo: isso é espetacular.
Em segunda instância, não desisto pelo simples fato de que eu nem comecei. Há ainda muito conhecimento a ser apreendido, há muitas vidas para ajudar, há muita ciência para promover. Nós, biomédicos, temos o privilégio de todos os dias termos um mar de informações disponíveis a nós, e que com o nosso conhecimento, conseguimos aplicá-las para a melhoria da saúde e do meio que nos cerca.
E há muito que fazer pela biomedicina. O mundo precisa conhecê-la, respeitá-la. O biomédico precisa ser mais bem valorizado. Transformo o desejo de desistir em um desejo de mudança. Acredito que posso fazer muito pela minha profissão, e que estou no caminho certo.
“O poder da criação é divino, mas o da transformação é nosso”. Essa frase define a responsabilidade depositada nas mãos dos biomédicos, assim como a vontade de cuidar, preservar, transformar e salvar a vida humana. É exatamente por isso que não desisto, é por isso que vejo
um futuro promissor para mim e para a Biomedicina.

Galera perdoem-me se a formatação não estiver boa estou sem computador e postei pelo celular. Ok!?

sábado, 22 de agosto de 2015

Uroanálise: Cristais.


Como sabemos o uroanálise mais conhecido como EAS ou exame de urina se divide em três etapas para sua realização: física, química e sedimentoscopia.  Na sedimentocospia podemos encontrar diversos elementos dentre eles, os cristais, sobre o qual vamos abordar agora...
 Quando se fala em cristal, logo se vem à cabeça uma ideia bastante clara do que se está falando, no entanto pode ser uma fonte de enganos e falsos conceitos. Podemos dizer que cristal é um corpo formado de matéria cristalina e uma matéria cristalina trata-se de um arranjo ordenado dos átomos, íons ou moléculas que a constituem. Esse empilhamento regular dos átomos é que explica as faces planas dos cristais. Uma das propriedades características dos minerais.
 Eles são frequentemente achados na análise do sedimento urinário, têm ligação direta com tipo de dieta e raramente possuem significado clínico. Eles são formados pela precipitação dos sais da urina submetidos a alterações de pH, temperatura e concentração e ainda devido à ingestão insuficiente de água. De acordo com o parecer médico, a detecção de cristais na urina não é normal, no entanto vale ressaltar que nem todo cristal é patogênico e variam os tipos desde a urina ácida a alcalina. Vejam os tipos:

*     Cristais não Patológicos na Urina ácida: ácido úrico, oxalato de cálcio, urato amorfo e na Urina alcalina: fosfato triplo, fosfato amorfo, carbonato de cálcio, fosfato de cálcio.
 fosfato triplo(pH alcalino)

oxalato de cálcio (pH ácido)


*  Cristais Patológicos: Leucina, Tirosina, Cistina, Colesterol, Bilirrubina, Hemossiderina.
Cistina

Tirosina

Até o próximo!!



sábado, 8 de agosto de 2015

O que é necessário para ser um doador de Sangue?

Olá galera!! Tudo beleza??
Bom muita gente tem medo de doar sangue e outros tem vontade mas, não sabem do que precisar. Fiz esse post para facilitar a vida de vocês e para encorajar aqueles que precisam de incentivo! Vamos lá??
Não precisa apavorar-se pois a quantidade de sangue que irá ser doada vai ser de acordo com o seu peso, porque isso varia de pessoa para pessoa então nada de drama.


Bom o que precisamos saber para doação??

  • Ter mais de 18 e menos de 60 anos;
  • Ter um documento de identificação válido;
  • Ter mais de 50 quilos;
  • Não estar em jejum;
  • Estar em boas condições de saúde (é recomendável boa alimentação e boa noite de sono no dia anterior);
  • Não estar grávida;
  • Não estar amamentando por no mínimo 3 meses;
  • Não ter feito uma cesariana nos últimos 6 meses;
  • Não ter sofrido aborto nos últimos 6 meses;
  • Não ter tido nenhum parto nos últimos 3 meses;
  • Não ter feito cirurgia de pequeno porte nos últimos 3 meses ou de grande porte nos últimos 6 meses;
  • Não ter feito nenhuma tatuagem no último ano;
  • Não ter feito acupuntura ou colocação de piercing em condições insalubres por um ano; em condições assépticas, com agulha descartável, é possível doar sangue após três dias (o profissional que coleta o sangue é que analisa e decide isso). 
  • Vacinas, remédios e doenças precisam ser examinados caso a caso. Se você tomou alguma vacina recentemente, está tomando ou tomou algum remédio recentemente, e tem ou teve alguma doença em toda a sua vida, é crucial informar ao profissional de saúde.
Agora papo sério!! Não poderei doar sangue se:
  • Ter sido vítima de estupro recentemente;
  • Ter múltiplos parceiros sexuais, sem uso de preservativo;
  • Uso de drogas ilícitas; 
  • Estiver resfriado;
Prontinho agora vamos lá galera!! Todos juntos soando sangue!! #doesanguedoevida. 
Até mais!!

quarta-feira, 5 de agosto de 2015

#Biomedicina: Reprodução Humana

Olá galera tudo beleza??
Então sabemos que na Biomedicina temos mais de 33 áreas de atuação não é mesmo? Hoje falaremos sobre a Reprodução Humana! Vamos lá??


Reprodução Humana Assistida: São várias técnicas realizadas como principal objetivo proporcionar a gestação em mulheres com dificuldades de engravidar ou quando ocorre por parte do seu parceiro. E hoje em dia no Brasil o números de casais procurando a Reprodução Assistida (RA) vem aumentando com o passar do tempo.

      O Biomédico especializado nessa área poderá realizar:
  • Identificação e Classificação oocitária;
  • Processamento Seminal;
  • Espermograma;
  • Hatching;
  • Biópsia Embrionária;
  • Criopreservação Embrionária;
  • Classificação embrionária;
  • Criopreservação Seminal;
Além disso, o profissional formado nessa área está habilitado para atuar em Embriologia, realizando a manipulação de gametas (oócitos e espermatozóides) e pré-embriões.


Fonte: http://www.ufrgs.br/biomedicina/biomedicina-2/habilitacoes/reproducao-humana

sábado, 1 de agosto de 2015

Segurança no Laboratório

Olá galera recebi vários e-mais de estudantes/estagiários em análises clínicas e do pessoal do primeiro semestre de Biomedicina, pedindo para  fazer um post sobre cuidados rotineiros e importantes que devemos ter no laboratório. Do tipo que "todo mundo" sabe ou devia saber e devido a rotina acabam dando uns vacilos. E nesses vacilos acabamos um dia nos dando mal.


- O jaleco e as luvas são indispensáveis!


- Usar o cabelo sempre preso!


- Usar óculos e máscaras quando precisar!


- Lavar as mãos antes e após usar luvas!


- Toda e qualquer amostra você tem que ter consciência que é contaminante!


- Não utilizar sapatilhas e sim tênis/sapato com meia.


- Não atender telefone com luvas!


- Não pipetar com a boca!


- Não cheirar placas de cultura!


- Não comam, nem bebam dentro do laboratório!


- Não guardem comida/bebidas nas geladeiras/freezers do laboratório!

E aeh galera espero que tenham gostado!!

domingo, 19 de julho de 2015

Dicas de Férias


Olá pessoal tudo bem?? Imagino que sim, né? sei que a maioria da galera está de férias da faculdade e férias é sinônimo de curtição e não pegar em nenhum livro que lembre a faculdade. Certo? Errado!! Sim se você quer ser um profissional de sucesso e um diferencial você não pode pensar assim!
Eu não estou falando que você tenha que ficar suas férias toda com a "cara" nos livros, NÃO!! Mas é você fazer um cronograma legal para associar suas férias com os estudos, na área que escolhemos seguir não podemos parar temos que buscar sempre mais.
Segue algumas dicas:
  • Faça algum mini curso nas férias!
  • Reveja algumas matérias, principalmente as que você teve mais dificuldade!
  • Visitem blog com assuntos bacanas.
  • Crie alguns projetos!
  • Baixem aplicativo de conhecimento (existem vários jogos legais).
  • Quando souber a grade que terá no próximo semestre, comece a estudar e conhecer um pouco mais sobre aquela disciplina.
  • Comece a ser mais crítico sobre o que você ouve!
  • E mandem ver!!
Conhecimento nunca é demais, porém precisamos utilizá-lo sempre!!!

E isso galera passei só para dar essas dicas e contem-me o que andam fazendo nas férias!!

segunda-feira, 22 de junho de 2015

#Vlog Projeto de Bacteriologia.

Olá pessoal!!! Tudo bem?? Vem comigo assistir ao nosso primeiro vlog!! \o/
Foi um projeto que teve na quinta feira passada na faculdade foi muito bom!! Em breve farei um posto mais detalhado para vocês, mostrando e contando tudinho!!
Venham assistir esse resumão e no final tem direito a dancinha rsrsrrsrsrsr!!



Um beijo!!!!!!!!

domingo, 24 de maio de 2015

A História da Urina!

A análise da urina foi na realidade o começo da medicina laboratorial. Os quadros que representavam os médicos da antiguidade, os chamados "profetas da urina", geralmente os mostravam examinando um vidro ou frasco de urina.

Embora não contassem com métodos sofisticados de exame, eram capazes de obter informações diagnósticas de observações básicas, tais como: cor, turbidez, odor, volume, viscosidade, e até mesmo a presença de açúcar em certas amostras capazes de atrair formigas.
E é muito interessante notar que essas mesmas características urinárias ainda hoje são utilizadas nos laboratórios.
Contudo hoje em dia crescemos e não analisamos somente os aspectos físicos, mas abrangemos as partes químicas e microscópica dos sedimentos urinários.
Muitos nomes conhecidos da história da medicina estão ligados ao estudo da urina, inclusive Hipócrates que no século V a.C. escreveu sobre "uroscopia". Os médicos dedicavam-se bastante na arte da "uroscopia".


Foram criadas tabelas de cores que descreviam o significado de 20 diferentes cores por volta de 1140 d.C.; Com o tempo os exames foram evoluindo e saíram do "teste da formiga" e do "teste do gosto" (verificação de glicose), para a descoberta de Frederick Dekkers, em 1694, verificando a albumina presente na urina através de sua fervura, como também o teor de ouro. prata e chumbo na urina.
Após a invenção do microscópio (século XVII) Thomas Addis criou métodos para quantificação do sedimento microscópio.
Em 1827, a uroanálise foi introduzido como parte do exame de rotina por Richard Bright. Por um período na década de 30 a complexidade e o número de exames na uroanálise atingiram o ponto da impraticabilidade e essa uroanálise começou a desaparecer; Felizmente o desenvolvimento das modernas técnicas de análise resgatou a uroanálise e tem mantido como parte integrante do exame do paciente.

Baseado no livro: Uroanálise e Fluídos Biológicos de Susan KING

sexta-feira, 1 de maio de 2015

CEB: #Atenção e curiosidade



E ai galera tudo bem?? Hoje vamos papear...
Bom ultimamente tem acontecido muitas coisas boas na minha vida e eu agradeço a Deus por todas elas. E agora vou me dedicar bastante aqui para produzir conteúdos legais e confiáveis para vocês, conto com a participação de todos! ok?? Vamos ao que interessa agora...
Acredito que a grande maioria que me acompanha faz Biomedicina , já é um Biomédico(a) ou estudante de alguma área da saúde. 
Galera escolhemos estudar uma área não apenas para estudar. Estou certa? Escolhemos para exercermos e assim com excelência, escrevo esses pensamentos soltos para motivar vocês e a mim também.
Tenho uma mania na minha vida de tudo querer saber o porquê! E isso é bom, mas nem todos tem paciência para explicar o porquê das coisas todas as vezes né?! E por isso comecei a limitar os meus porquês e aceitava apenas a afirmação e não indagava o porquê e essa semana passei por uma situação muito complicada que mexeu muito comigo, e daí notei o quanto o meu porque fez falta nessa situação. O que quero trazer para vocês é que não aceite apenas a afirmação, queira saber tudo, todo o processo. Entender tudo e não só a resposta entende? E você verá o quanto ser crítico em algumas situações pode te levar a pensamentos e indagações grandes. Seja você! Se esforce ao máximo para cada dia dar o seu melhor e ser a sua melhor versão, não melhor que ninguem, mas melhor que você mesmo. E eu aprendi muito com essa situação. E essa experiência me fez crescer sabe!?
Escolhemos esse caminho a seguir, - vidas e mais vidas - precisamos está atentos porque é muita responsabilidade não basta só a técnica precisa-se de conhecimento, atenção, muita atenção e sabemos que não é fácil o caminho que escolhemos mas cabe a cada um de nós tornar esse caminho brilhante!!
  • Der sempre o melhor de vocês!!
  • Não espere nada de ninguém!!
  • Busque sempre mais!!
  • Não aceite o pronto e acabou!!
  • Construa a sua história sem precisar pisar ou passar por cima de alguém!!
  • Leia e leia!!
  • Seja crítico!!
  • E quando estiver bem cansado... Lave bem o rosto, olhe-se no espelho, coloque um sorriso no rosto e continue... Porque isso tudo depois não importa; não importa quanto tempo dure isso vai passar!!
  • Estude e cada dia queira mais!!
  • Explore bem os seus professores!!
  • Não aceitem coisas fáceis (pois irão fáceis também).
  • E quando precisar virar a noite, coloque ao seu lado uma boa garrafa de café!! E siga em frente!!
Bom era isso que queria conversar com vocês muitas dessas coisas que citei acima já faço, mas muitas delas precisarei fazer!! Estou disposta a melhorar a cada dia mais e vocês?? Vamos nessa?? Um super beijos!!
Danielle Luz

quarta-feira, 4 de março de 2015

Academias de Ginástica Isentas de Contaminação


Verão, inverno, primavera, outono, independente da estação do ano, as academias de ginástica se proliferaram por todo o País, graças à moda da cultura do corpo. Com a finalidade de um corpo malhado ou escultural ou mesmo com a intenção da prevenção de doenças, as pessoas se direcionam para as academias existentes em todos os bairros. Muitas delas apresentam estrutura suficiente de equipamentos e aparelhos para esta finalidade. No entanto muitas se esquecem de se aprofundar no quesito higiene e prevenção de doenças. A mesma coisa acontece com os frequentadores que, com a finalidade de malhar e definir músculos se esquecem de preceitos básicos de higiene que podem levar a infecções e possíveis doenças decorrentes de aparelhos e equipamentos contaminados. Entre as muitas infecções e doenças, podemos citar, várias infecções com pus, conjuntivite, diarréias, micoses (tineas e pé-de-atleta), doenças da pele, entre outras.


Preceitos Básicos

  • Boa alimentação direcionada para o tipo de treinamento que vai efetuar. Isto pode parecer voltado somente para o ganho de massa muscular, mas, no entanto, é fundamental no que diz respeito à manutenção da resistência do organismo, tendo em vista que vai haver uma perda energética substancial com o decorrer do treinamento. Uma consulta com um profissional nutricionista seria indicado entro destas situações.
  • Com relação ao aspecto higiênico algumas normas devem ser seguidas:
  • Roupas de algodão ou tecido que não segure suor
  • Evitar alimentos que possam ficar abertos, dentro das mochilas.
  • Evitar treinamentos quando estiver com infecções de pele (micoses, furúnculos, entre outros).
  • Evitar treinar quando acometido por alguma doença pulmonar ou das vias aéreas, como gripe, resfriado, tuberculose, pneumonia, etc.
  • Após a utilização de aparelhos ou equipamentos que impliquem em um contato físico, proceder à desinfecção com álcool (puro) passado com papel descartável.
  • Antes da utilização seria prudente a mesma passagem de álcool (puro) com papel descartável.
  • Não utilizar dois dias seguidos o mesmo tênis, deve ser deixado para secar totalmente, polvilhar dentro dele um pó antisséptico.
  • Evitar garrafas de água que possuam dentro do símbolo de reciclagem (triangulo) a numeração 3 ou 7, tendo em vista o risco de Bisphenol A. Dar preferência para marcas que tenham o símbolo BPA Free.
  • Lavar as garrafas de água diariamente com água. Uma vez por semana, lavar com água, detergente, enxaguar bem e imergir em uma solução de (1 colher se dopa de água sanitária mais 1 litro de água), por 10 minutos.
  • Misturas alimentícias (que são tomadas antes, durante ou pós os treinamentos), não devem permanecer, após preparadas, por mais de duas horas a temperatura ambiente.
  • Utilizar toalhas próprias que deverão ser lavadas diariamente (trocadas).
  • Ao tomar banho, utilizar um sabonete que tenha na sua composição princípios bactericidas.
  • Enxugar muito bem o corpo, sobretudo entre os dedos dos pés
  • Nunca se esquecer de lavar bem as mãos antes de comer algo, sobretudo após usar os sensores de digitais tão comuns atualmente nas academias.

Fazendo estes preceitos básicos de higiene, estaremos não somente cuidando de nosso corpo no que diz respeito ao visual, mas também, e principalmente, no que diz respeito à manutenção e melhoria das condições gerais de saúde.

Galera se vocês quiserem ficar por dentro de mais dicas do Drº Bactéria é só segui-lo no instagran e ficar super informado! @drbacteriaoficial  



terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Infecção no Trato Urinário


Quem nunca ouviu falar sobre a infecção no trato urinário – ITU ou até mesmo conhece alguém que já teve ou mesmo já sofreu por causa desses inimigos invisíveis que tem por objetivo desbotar faces? Isso mesmo desbotar faces, o vilão da infecção no trato urinário é a bactéria sendo as mais decorrentes Escherichia coli, espécies de Enterobacter, Citrobacter, Klebsiella e Proteus. O trato urinário é composto por rins, ureteres, bexiga, uretra e gônadas masculinas e femininas, quando a infecção atinge apenas a bexiga e ureteres é denominada de cistite bacteriana, quando as vilãs atingem os rins denominamos então de pielonefrite. Sendo uma doença sintomática pacientes acometidos por cistite poderão ter sintomas como desejo forte e persistente em urinar, pequenas e freqüentes micções, disúrias (dor ao urinar), hematúria (sangue presente na urina) assim como uma urina mais turva e com o odor específico, pressão abdominal a cistite também é marcada por febre baixa enquanto a pielonefrite além dos sintomas já citados anteriormente são frequentes dor na região lombar, calafrios, vômitos e nesse caso a febre é alta. O diagnóstico da ITU é de suma importância, uma vez que a doença é sintomática é necessário começar o tratamento para a saúde e bem estar do paciente, os exames aplicados ao diagnóstico é o sumário de urina e a urocultura, no Sumário de Urina a fase sedimentoscópica é marcada pela presença de bactérias, hemácias, leucócitos (piocitos), cilindros leucocitários, cilindros hemáticos ou cilindros mistos enquanto que análise química é marcada principalmente por sangue, nitrito e piócitos positivo. A redução do nitrato urinário em nitrito é justamente realizada pelas bactérias já citadas a cima podendo então o médico a parte do laudo biomédico iniciar o tratamento com a utilização de antibiótico de amplo espectro se necessário deve-se realizar a urocultura para determinação da bactéria persistente na infecção determinando assim os antibióticos a qual a bactéria é vulnerável permitindo ao médico a escolha do melhor antibiótico de acordo a clínica de cada paciente. A atuação do biomédico patologista clínico é de suma importância uma vez que através do laudo do sumário de urina e urocultura pode-se determina se há um quadro de infecção urinária, qual a bactéria presente e quais os antibióticos podem ser usados não correndo o risco de administrar um antibiótico a qual as vilãs causadoras de ITU sejam resistentes.

A pergunta mais freqüente em relação a Infecção no Trato Urinário é por que pacientes do sexo feminino são mais vulneráveis a ocorrência da infecção? Essa resposta pode ser justificada anatomicamente uma vez que a uretra feminina é mais exposta ao meio externo do que a uretra masculina enquanto a uretra feminina tem apenas cerca de 5cm de comprimento a uretra masculina tem cerca de 20 cm, outra justificativa anatômica para a maior freqüência de ITU em pacientes do sexo feminino é a proximidade da uretra em relação ao ânus.
Algumas medidas de profilaxia podem ser tomadas para evitar a ITU, como a utilização de sabonete íntimo – neutro, assepsia após relações sexuais e em pacientes do sexo feminino após a micção utilizar o papel higiênico no sentido vulva – ânus, em procedimentos contrários bactérias do ânus poderão ser levadas a uretra ocasionado a infecção no trato urinário.


sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Vidrarias de Laboratório

Olá galera quanto tempo né?rsrrsr voltei e espero poder estar sempre por aqui.
Bom recebi muitos e-mails pedindo que fizesse um post sobre Vidrarias, daí convidei Anne Emile vulgo Amilase rsrrsrs para fazer esse post para vocês. Mas porque logo Anne Emile? srrsr pois ela tem total respaldo para falar do mesmo, ela é auxiliar em laboratório de química e estuda comigo Biomedicina hahahhaha.


Os laboratórios tanto de Química quanto de Física e Biologia, fazem uso de vários instrumentos, estes são chamados de equipamentos e vidrarias de laboratório, recebem esse nome exatamente porque são feitas de vidro cristal e temperado, dessa forma aguentam temperaturas elevadas. Entretanto, as vidrarias de laboratório devem ser tratadas com o maior cuidado possível principalmente porque o vidro utilizado é mais trabalhado que quaisquer outros vidros, por isso mais caros. Cada vidraria é usada com uma finalidade específica.  Os materiais de metal podem servir para suporte e manuseio das vidrarias. Os mais estreitos como pipeta e os balões volumétricos identificam a variação de pequenas gotas no volume do recipiente sendo, portanto os mais precisos, além de existir também materiais de porcelana, de borracha ou plástico e materiais que são fontes de aquecimento.
Veja abaixo as vidrarias mais usadas nos laboratórios e suas aplicações:


Balão volumétrico: usado para preparar e diluir soluções.


Kitassato: usado para filtração a vácuo.
Funil de separação / decantação: usado para separação de líquidos imiscíveis.

Funil de Buchner: usado em conjunto com o Kitassato para filtração a vácuo.

Funil de haste longa: usado em transferências de líquidos e em filtrações de laboratório.

Proveta graduada: usada para medidas aproximadas de volumes de líquidos.
Pipeta graduada: usada para medir volumes variáveis de líquidos.
 Pipeta volumétrica: para medir volumes fixos de líquidos.


Bureta: usada para medidas precisas de líquidos. Usada em análises volumétricas.
 Condensador: usados para condensar os gases ou vapores na destilação.
Bico de Bunsen: usado para aquecimentos de laboratório.
 Pipeta de Sahli: usada na dosagem de hemoglobina sangüínea.

Pisseta: usada para lavagens, desinfeção, remoção de precipitados e outros. fins.
Frasco de reagentes: usado para o armazenamento de soluções. Observação há casos que precisa-se de frasco especifico tipo âmbar daí são aqueles marrons.

Placa de Petri: usada normalmente para desenvolver meios de culturas e reações em escala reduzida.
 Vidro de relógio: usado para cobrir beckers em evaporações, pesagens e fins diversos.


Garra metálica: usadas em filtrações, sustentação de peças tais como condensador, funil de decantação e outros fins.

Anel para funil: usado como suporte de funis.

Pinça metálica ou Tenaz: usada para transporte de cadinhos e outros fins.
Pinça de madeira: usada para segurar tubos de ensaio durante aquecimentos diretos no bico de Bunsen.
Estante para tubos de ensaio: suporte de tubos de ensaio.
 Tubo de Ensaio: usado em reações químicas, principalmente testes de reação.
Becker: usado para aquecimento de líquidos, reações de precipitação etc.
 Erlenmeyer: usado para titulações e aquecimento de líquidos.

Balão de fundo chato: usado para aquecimento e armazenamento de líquidos.
Balão de fundo redondo: usado para aquecimento de líquidos e reações de desprendimento de gases.
Lâmina de vidro: servem para colocar material biológico.
 Balão de destilação: usado em destilações. Possui saída lateral para condensação de vapores.
Bastão de vidro: serve para agitar ou transferir líquidos de um recipiente a outro. 


Espero que tenha ajudado um super beijos e até a próxima!! Qualquer dúvida deixem nos comentários!